PET KIDS

pet talks.jpg

Um pouco da nossa história...

Com o histórico de ser um PET fortemente voltado para o público infantil, no contexto da pandemia vários projetos que envolviam promover eventos infantis, ir à escola realizar atividades lúdicas e educativas, tiveram de ser suspensos. Contudo, com saudade de nossos pequenos, não queríamos deixá-los na mão. 

Foi então que surgiu uma proposta de produzirmos conteúdos educativos nas plataformas digitais. Pensamos que, com as crianças passando mais tempo em casa e, consequentemente, na internet, poderia ser um momento para criarmos um canal no Youtube para trazer um pouco de nosso mundo acadêmico para as crianças. 

Dessa forma, o projeto poderia dar conta dos três pilares constituintes do PET: usando o que aprendemos na graduação para o conteúdo dos vídeos; pesquisando tanto sobre aquilo que complementasse o conteúdo quanto sobre todo esse universo do entretenimento infantil e o que lhes prende a atenção; e, por fim, trazendo um pouco dos conhecimentos produzidos na Universidade para a comunidade externa à ela. 

Assim, os separamos em quatro quadros: “Curiosos de Plantão”; “O que você me conta?”; “Construindo com as mãos” e “Cozinha divertida”. A cada semana, um quadro é postado em nosso Youtube.

Os quadros do canal

Curiosos de plantão

Para este quadro, reservamos uma ligação mais direta com as ciências. Contando com vídeos informativos, sempre abordamos um tema novo. Seu objetivo é ser divertido, de forma a despertar a curiosidade dos pequenos para entender o mundo a sua volta com um novo olhar. Contando, para isso, com pesquisas e conhecimentos de diversas áreas.

POST INSTA CP.png

O que você me conta?

Com o formato de contações de histórias, este quadro tem a função de complementar os outros conhecimentos e temas abordados, ao longo do mês, pelos quadros anteriores. Para isso, ilustramos, trazemos o universo lúdico de forma mais intensa. Uma história é contada, trazendo uma reflexão, ou seja, um uso crítico para aquilo anteriormente retratado no canal. 

POST INSTA OVMC.png

Construindo com as mãos

Nos moldes de uma oficina de brinquedos, o quadro traz modos simples e criativos de se produzir brinquedos artesanais. É uma forma de transmitir conhecimento, já que desenvolve a coordenação motora das crianças e noções de como mexer com diversos materiais. Não só como resultado de habilidades manuais desenvolvidas, o brinquedo artesanal também exerce um papel muito importante, desenvolvendo a sensibilidade e capacidade imaginativa da criança.  

POST INSTA CCM.png

Cozinha divertida

Um programa de culinária, com receitas fáceis e divertidas, para que a criança tome gosto pelo mundo gastronômico. E, como toda gastronomia tem fortes vínculos com a cultura do local em que é praticada, o passo a passo da receita é intercalado com curiosidades relacionadas àquela receita, àquela comida ou àqueles ingredientes.

POST INSTA CD.png

Conheça nosso mundo mágico!

Acompanhe nossas novidades!

  • YouTube ícone social
  • Instagram

PETianos responsáveis

20201107_081006_0.jpg

Guilherme Passos

Cursando educação física no período noturno desde 2019 e PETiano desde 2019.

Leonardo Freitas

Cursando educação física no período noturno desde 2019 e PETiano desde 2020. 

Isabella Araújo

Cursando educação física no período noturno desde 2019 e PETiana desde 2020. 

Maria Isabela

Cursando educação física no período noturno desde 2019 e PETiana desde 2019. 

Rafaela Pompeu 

Cursando educação física no período noturno desde 2019 e PETiana desde 2019. 

Luísa Vanoni

Cursando artes cênicas no período integral desde 2020 e PETiana desde 2020. 

Julia Diez

Cursando pedagogia no período integral desde 2016 e PETiana desde 2017.