CORRINDO 2024
Inscrições ABERTAS!
O Corrindo é um evento organizado pelo PET-FEF Unicamp, voltado para crianças de 3 a 12 anos, com práticas corporais que envolvam a participação conjunta dos familiares.
Nosso intuito é estimular a participação esportiva, além de promover a socialização de forma lúdica e prazerosa.
Nesta 11ª edição, além da tradicional corrida de velocidade e revezamento, o evento contará também com modalidades do mini atletismo, oficinas de circo e de tintas naturais, além de confecção de certificado - "Colorindo".
Então já marca na agenda!
12 de outubro (sábado), a partir das 8h, na Faculdade de Educação Física da UNICAMP.
As distâncias que cada faixa etária correrá serão:
-
3 a 4 anos: 50 m
-
5 a 6 anos: 100 m
-
7 a 9 anos: 150 m
-
10 a 12 anos: 200 m
-
Revezamento com família: 400 m
CORRINDO
Dia das Crianças: dia de ocupar a pista de atletismo da FEF com crianças e universitários, com cores, saltos, arremessos e corridas, muitas corridas! Dia do Corrindo!
No dia 12 de outubro de 2024, será realizado, na Faculdade de Educação Física da Unicamp (FEF), a 11ª edição do Corrindo.
O evento é organizado pelo grupo PET-FEF (Programa de Educação Tutorial), contando com apoio do GGBS, da Codesp e da Direção da Faculdade de Educação Física.
Em sua últiam edição, em 2023, cerca de 350 crianças estiveram na FEF na companhia de seus familiares e participaram de provas de corrida (50, 100, 150 e 200m), oficinas de miniatletismo (salto com vara, salto em distância, corrida com obstáculos, corrida de revezamento), oficina de jardinagem com plantio de mudinhas utilizando adubo a partir de compostagem caseira e stand de saúde com medição da pressão arterial e batimento cardíaco. Na corrida de revezamento (4X400m), adultos e jovens também participaram, e as passagens de bastão se deram entre diferentes gerações de corredores, até cruzar linha de chegada.
“Foi um evento que ficará marcado em nossos corações. Minha filha e meu filho adoraram, aproveitaram tudo. Até a gente participou no revezamento! Nunca pensei em correr juntamente com minha família. A gente adorou demais! Fica nossa gratidão pela oportunidade!” (Yaneth Machaca Monroy, mãe de Agnes e Anthony, 5 e 3 anos).
Além dos estudantes bolsistas do PET, o evento contou com a participação de mais de 30 estudantes voluntários, em sua maioria, do curso de educação física. No final da manhã, também eles participaram da corrida de revezamento!
Se para as crianças o Corrindo é uma oportunidade de brincar e vivenciar o esporte, desenvolvendo gosto e apreço pelas práticas corporais, para os estudantes de graduação, o evento possibilita uma experiência prática dentro da área de formação, vinculando o ensino à extensão. Ao organizar de um evento esportivo para crianças, a universidade contribui com a democratização do esporte. Possibilita às crianças, e aos próprios universitários, o encantamento com a cultura esportiva.
O dia das crianças será um dia de viver a infância em uma pista de atletismo, de correr sozinho em uma raia até a linha de chegada e sob os aplausos do público, dia de saltar mais alto e mais longe, de ultrapassar obsáculos, de lançar o dardo, de receber e de passar o bastão para concluir uma volta na pista em equipe. O dia das crianças foi e será o dia de receber uma medalha!
ATLETAS DO RISO
Duda Penachione
A buzina toca movendo os pés do corredor
E conforme corre o suor escorre até a ponta do nariz
Que é vermelho de calor, que está quente como vapor
Naquela grande pista úmida e recém riscada de giz
Em qualquer canto que olhamos mais um nariz vermelho aparece
Todo mundo se contagia com a alegria e com a atenção
O mais durão dos adultos dá risada, se amolece
Não tem melhor remédio pra vida do que a diversão
Faça chuva, faça sol, não temos tempo a perder!
A linha de chegada está logo ali.
Segura sua mão na minha e vamos juntos correr
Nessa pista todos nós acreditamos em ti
Cada passo uma palhaçada, cada pulo uma piada
Os atletas do riso estão prontos para brincar
Cada salto é como um susto! É dada a largada!
É criança? É palhaço? Já não sei identificar!
Hoje tem marmelada?
Tem um desfile de cores
Hoje tem goiabada?
Curando todas as dores
E o palhaço, é o que então?
É! Campeão!
É! Campeão!